sexta-feira, 1 de março de 2013

Fora do crime com o esporte

Poços de Caldas. O pai é usuário de drogas e mora no Rio de Janeiro. A mãe está presa por tráfico. Diante da falta de estrutura familiar, o próprio Leonardo Bibiano de Paula, 19, se define como o garoto que tinha tudo para dar errado, mas encontrou o caminho certo através do esporte. Assim como no caso dele, as práticas esportivas têm tirado outros jovens carentes de Poços de Caldas, no Sul de Minas, de situações de risco. A cidade é conhecida por investir em modalidades especializadas como atletismo, natação e vôlei. E esse é um dos fatores que fizeram com que o município atingisse a décima posição no ranking brasileiro dos lugares mais seguros para os jovens.
 
Assim que Leonardo se mudou para o município, há seis anos - para morar com a avó de criação -, ele conheceu o projeto Atletismo e, desde então, treina durante três horas por dia. Além de ganhar medalhas com o esporte, ele investe em um projeto paralelo, que é o curso de engenharia da computação. "Nem acredito que eu consegui superar tantos problemas familiares. Tinha vários amigos que usavam drogas ou praticavam crimes. Mas o esporte me afastou disso tudo e me deu disciplina para focar os meus objetivos. Não consigo viver sem treinar", afirmou. 

O projeto Atletismo vem há mais de 20 anos formando não só atletas, mas cidadãos, como explica um dos precursores, o treinador Sidnei Carlos de Parolis. "Nosso objetivo não é só treinar, mas passar valores e disciplina". Em todas as manhã, ele vai às escolas municipais e busca os alunos interessados em praticar atletismo. "Quando trazemos esses meninos e eles passam a voltar em todos os dias, vemos que já conseguimos o mais difícil: fazer com que eles não usem droga", destacou o treinador. É o caso do atleta Samuel Venâncio, 19, que está no projeto há sete anos e sempre conviveu com traficantes. "Quero seguir carreira e sair do país. O esporte me deu saúde e objetivos de vida."

Cerca de 4.000 jovens são atendidos pela prefeitura, em diversas modalidades. Na cidade, há, inclusive, uma lei municipal de incentivo ao esporte. E a promessa é que os novos administradores continuem investindo. "Nossa meta é ser a cidade do Esporte. Acreditamos nessa bandeira para a transformação do jovem", disse o vice-prefeito, Nizar El-Khatib. 



Nenhum comentário:

Postar um comentário